Como a dependência quimica esta influenciando a vida das pessoas, e porque o tratamento com ibogaina pode ajuda-las

Um estudo descritivo transversal foi realizado em uma unidade de reabilitação para dependentes químicos, com objetivo de identificar o impacto social do uso abusivo de drogas. Dados foram coletados de 350 prontuários de 2010 e os resultados mostraram que 60% dos dependentes tinham idade entre 20 e 39 anos, com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de múltiplas drogas como diagnóstico clínico mais prevalente. A dependência química causou problemas familiares em 54% dos casos, conflitos conjugais em 29,4%, prejuízos laborais em 63,2%, infrações penais em 20,6% e violência em 26,6%. A conclusão é que a dependência química tem impacto negativo em relacionamentos familiares, causando prejuízos sociais e pessoais, além de contribuir para a delinquência e a violência, requerendo adequação e investimento em políticas públicas para reestruturação. Atualmente, a dependência química é compreendida como uma síndrome causada por fenômenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos que afetam valores pessoais, familiares e sociais, caracterizada por uso compulsivo e incontrolável da substância psicoativa, geralmente associada a sofrimento clínico, ocupacional ou social. No mundo, aproximadamente 230 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos usam drogas ilícitas por ano, com 27 milhões apresentando problemas decorrentes, matando 0,2 milhões de pessoas a cada ano. O uso de drogas geralmente é motivado pela dificuldade em suportar responsabilidades sociais e o desenvolvimento da dependência resulta em comportamento condicionado pela busca e aquisição da droga, perda de interesse em outras coisas importantes e redução dos cuidados pessoais. Quando a dependência se instala, os indivíduos não relacionam problemas com o uso de drogas e minimizam as consequências, mas é importante considerar não apenas critérios cerebrais, mas também sociais e psicológicos na avaliação da dependência.

tratamento com ibogaina

A pesquisa conclui que o uso de drogas tem um impacto social que afeta todos os aspectos da vida do indivíduo. Muitos dependentes começam a usar drogas na adolescência e, como resultado, abandonam a escola, têm problemas familiares e no trabalho. É necessário investir em soluções para a reintegração social e profissional desses indivíduos. Este distúrbio tem um impacto rápido na exclusão social do indivíduo, já que muitas habilidades precisam ser reabilitadas.
Deve-se também priorizar ações preventivas para jovens com idades mais baixas, para que sua vida produtiva não seja prejudicada pela dependência química. Embora seja uma proposta desafiadora, é fundamental para o sucesso do tratamento.
Sabendo de todos esses aspectos, a clinica IBTA, começou com o tratamento com ibogaina, por acreditar ser a forma que mais pode dar chance da recolocação dos viciados na sociedade, reorganizando os pensamentos e atitudes para assim poder voltar pronto para um convivio social saudavel novamente. Foi criada uma missão e idealização de como ajudar seus pacientes, não somente com o vicio quimico, mas tratando todas da forma mais humanizada possivel, assim construindo uma clinica sem muros, grades, com o maior conforto material e o pessoal mais preparado psicologicamente para tratar-los da melhor forma.
Juntando o tratamento com ibogaina e todo esse suporte cognitivo especializado, acreditamos poder dar as maiores chances de cura para nossos pacientes.